07/09/2011

O Sabor Que Vem do Coração

Sempre fui  partidária da boa refeição à mesa temperada com a genuína amizade. Neste piccolo feriado experimentei mais uma vez a boa amizade e a excelente refeição.
Resolvi dar um passeio à Teutônia, e visitar minha mais recente amiga, Michele Valent. Em meio à boa conversa, piadas impagáveis e recortes de memórias das famílias, fui presenteada com uma refeição dos deuses! Vale dar uma olhada no blog da Michele (Un Giardin Sul Balcon) para ver o que ela generosamente me serviu. Mas mais do que apreciar a excelente gastronomia foi presenciar e experimentar a sensação de entrar no jardim multiperfumado que ela com tanta dedicação e amor cuida. Comemos flores e folhas colhidas na horinha... temperadas com a emoção de Michele ao servi-las. Feliz da vida! Uma parede inteira de livros... momentos de estudo e respeito pelo que vai plantar e no que vai mexer e como mexer... "Andréia, os alimentos falam contigo... te dizem como querem ser servidos... como devem ser cortados..."  Nada mais Zen Budista do que isso. Vim pensando até Porto Alegre que se conseguimos ouvir o que as plantas nos dizem, estamos a meio caminho da iluminação. Nos aproximamos ainda mais do que primitivamente somos, trazemos à tona nossa simplicidade... nossa origem e isso para mim facilita tudo. Nos diminui a ansiedade, nos torna mais ternos e tolerantes... menos arrogantes e intransigentes... Nos faz agradecer os dias de Sol e os de Chuva com o mesmo entendimento da necessidade de ambos. Nos humaniza. Toda essa tendência de se falar em Gastronomia, Chefs pra cima, Chefs pra baixo... me faz pensar que se estamos hoje, em pleno século 21, nos voltando para falar em comida e nos preocupando com o que comemos talvez estejamos finalmente fazendo o caminho de volta... de volta para a colônia... de onde talvez jamais devêssemos ter saído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui pitadas de comentários... servirão para temperar os posts...

Sou...

Minha foto
Uma apaixonada pela vida com todas as suas complicações e gratas surpresas.