23/02/2013

O Que Vem do Quintal

Manjericão
24 potinhos de 100grs cada
 Eu adoro pesto! Amo pesto!! Esta mistura de manjericão, óleo de oliva, castanhas do pará (pinholis estão pela hora da morte), queijo pecorino toscano ou grana padano, e sal me tiram dos sapatos quando provo.

E como gosto muito, faço muito. Não só pra mim, mas para vender também. Manjericão é uma planta que gosta de calor e muita água. Esta é a sua alta temporada. Então tenho que aproveitar. Dois dias de trabalho e... 2400grs de pesto pronto.

Pode ser congelado para não correr o risco de mofar, mesmo na geladeira. E quanto servido com um bom spaghetti e uma bela taça de vinho não se precisa de mais nada! Aliás é bom que se faça silêncio e se aprecie o sabor que enche a boca e o perfume que invade todos os sentidos.

Chego a ficar eufórica toda vez que sirvo um dos meus pestos. A massa fica verde! É fantástico! E o mais maravilhoso é que saiu do meu quintal. Eu plantei, eu colhi, eu preparei. A alquimia envolta neste ritual é única e faz parte daquele momento.

Acredito que a energia do afeto impresso na preparação deste (e de outros produtos que faço) faz com que as pessoas se sintam felizes ao comer. Muito mais pelo que ali não se vê.

Hoje, excepcionalmente este pesto foi protagonista de um almoço mais do que especial: o de meu marido, que está hospitalizado e que ao dar a primeira garfada, fechou os olhos e numa expressão de prazer foi inundado pelo sabor e pelo afeto ali presentes.




2 comentários:

Deixe aqui pitadas de comentários... servirão para temperar os posts...

Sou...

Minha foto
Uma apaixonada pela vida com todas as suas complicações e gratas surpresas.