22/06/2012

O Que Está Sob Nossos Pés

    Em Maio fui convidada pela grande amiga Michele Valent,  do Giardin sul Balcon,  a fazer um curso de identificação de cogumelos. Em princípio achei divertido e como sou curiosa lá fui eu! Ainda arrastei uma outra amiga, Lívia Machado. Passamos o dia no Eco Parque Sperry, na linha 28, em Gramado. Muito mais do que divertido, foi revelador! Encantador! Nosso professor, o biólogo Jair Putzke melhor impossível! Mas bem... Esta semana estava tranquilamente produzindo os antepastos deliciosos da Casa, quando recebo a ligação do meu querido marido, Julio Morandi  me perguntando se não estava precisando de cogumelos. Achei uma graça... Fui correndo para o Clube Tiro 4 (um clube de tiro ao prato e bala localizado na zona sul de Porto Alegre - próximo à Casa de Babette) e encontrei um campo lotado de Suillus Granulatus e Suillus Luteus. Colhi uma caixa grande, mas não foi suficiente. Voltei lá hoje e colhi os restantes que ainda não estavam em decomposição. Na caminhada por entre os pinheiros encontrei próximo à mata de eucaliptos o Laccaria fraterna e o Laccaria laccata. Colhi e trouxe comigo. Queria muito fazer uma receita e depois de muito pesquisar pela rede, nas línguas que ainda domino, não achei nada. Resolvi criar. A receita que segue é um momento criativo e de muito prazer tanto para a minha mente quanto para a minha barriguinha! :o) O cogumelo é doce, delicioso. O prato ficou muito bom. Devo estar voltando lá mais tarde para colher mais! Agradeço à natureza! Quando você estiver caminhando numa mata de pinus ou eucalipto, cuidado onde pisa! Pode estar matando o jantar!
Laccaria laccata e fraterna
Ingredientes - fiz para mim, mas comem duas pessoas.
30grs de cogumelos (laccaria fraterna e laccata colhidos frescos aqui perto de casa)
meia xícara de arroz negro
meia xícara de arroz Tai
15 grs de castanha do pará
meia xícara de molho de tomate (da Casa de Babette)
04 colheres de sopa de creme de leite fresco
uma pitada peperoncino ou pimenta calabresa
cebolinha picada q.b.
salsa crespa para decorar
meio dente de alho
meia cebola 
óleo de oliva extra virgem
sal

Modo
Para o Arroz
Refogar a cebola no óleo de oliva e adicionar o arroz negro + o Tai + a castanha picada grosseiramente. Adicionar água  e sal a gosto e deixar cozinhar.

Para o Cogumelo
Numa panela refogue um pouco de alho no óleo de oliva. Em seguida adicione o molho de tomate, o peperoncino (ou pimenta), a cebolinha picada e misture em fogo baixo. Deixe uns 10 minutos. Em seguida, apague o fogo e adicione as colheres de creme de leite. Misture, volte a acender o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Adicionar os cogumelos (lavados e sem os talinhos). Cozinhar por uns 15 minutos a fogo baixo. Ajustar o sal. Deixar repousar uns 5 minutos antes de servir.
Buon Appetito!
O Prato! Ao Centro o Arroz Negro + o Tai. Uma delícia de combinação!


Os Cogumelos lavadinhos, prontos para usar!
O mix de arroz e castanha que apesar de ficar tudo preto no final, o sabor é espetacular!


Mata a cobra...

4 comentários:

  1. Déia que coisa mais linda, quero muito provar!!!!

    Bjimm
    Eve

    ResponderExcluir
  2. Bonito ne Evelin! Tinha que ver a caça hoje pela manhã! Baita caminhada no meio do mato... silêncio... Obrigado. Um grande bj!

    ResponderExcluir
  3. Déia, tu és um espetáculo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor! Não exagera! :oD Só ando inspirada... quem sabe um dia ganho $$ com minhas inspirações.. Bj querida! Que bom que tu gostou!

      Excluir

Deixe aqui pitadas de comentários... servirão para temperar os posts...

Sou...

Minha foto
Uma apaixonada pela vida com todas as suas complicações e gratas surpresas.