22/06/2012

Ciclo de Vida e Morte

Salão Principal da Estância

   No último feriado de Corpus Christi  saí em viagem para o Uruguai. O destino - La Bacana, uma fazenda que dentre outras atividades recebe caçadores para a caça de cervos, javalis e muflóns. Não foi minha primeira vez neste tipo de programa. É sempre um prazer poder ir ao Uruguai e conviver um pouco com as pessoas, principalmente quem é do campo. O frio abaixo de zero, deixando os carros cobertos de gelo, o bom papo e o vinho aquecendo os dias, o passeio pelo campo para ver a beleza do lugar. No sábado fui responsável por preparar o almoço: Um Ragú de Cervo Dama - caçado pelo meu marido no dia anterior e devidamente carneado na estância por um Uruguaio que falava um espanhol de campo quase ininteligível. No dia em que preparei o almoço resolvi dar um passeio bem cedo pela manhã e aproveitei para conversar com este senhor e ver como ele fazia os cortes na carne, pendurada em um varal por entre as árvores. Do animal tudo é aproveitado: a carne é consumida, o couro serve para tapete, os chifres e a cabeça vão para a parede. A buchada é dada para os Javalis. Isso depois dos gatos furtarem um pouquinho. :o) Um animal que viveu no campo, solto, sem estresse. Foi abatido com respeito e preparado com plena atenção. A receita é simples e serve para qualquer tipo de carne vermelha. Infelizmente não tínhamos na fazenda - que ficava no  meio do nada com lugar nenhum - a massa adequada para acompanhar o prato, mas mesmo assim ficou um escândalo!!!


Chegada na Estância na quinta a tardinha


Ingredientes
600 grs de filé de cervo Dama
Cebola
Alho
Óleo de Oliva
Vinho Tinto de boa Qualidade (Cabernet de preferência)
Molho de Tomate ou Polpa de Tomate
Sal a gosto
Molho de Pimenta
700 grs de fettuccine ou pappardelle
Ervas para temperar a carne - a gosto
Modo
Temperar a carne com o sal, óleo de oliva e ervas (eu ponho de tudo um pouco porque gosto - alecrim, poejo, manjericão, menta, etc)
Numa panela grande aquecer o óleo de oliva e por a carne - que foi cortada em pedaços grosseiros - para selar. Fritá-la até que fique dourada ou quase isso. Retirar e reservar. 
"Varal"
Na mesma panela refogar a cebola e o alho até que dourem. Juntar então a carne e refogar. Adicionar o molho de tomate e fazer cozinhar por pelo menos uns 40 minutos. Ir adicionando um pouco dágua para não secar. Tudo a fogo baixo. Colocar então uma garrafa de vinho tinto e deixar reduzir à metade. Deixar repousar uns 15 minutos antes de servir. Servir por sobre a massa.
Espetáculo!!! Gostei mais deste do que o de Javali. A carne não é tão forte. O molho ficou de comer ajoelhado! :o)
Trabalho...

Ainda na panela...


Sem foto bonita... não deu tempo!!

























2 comentários:

Deixe aqui pitadas de comentários... servirão para temperar os posts...

Sou...

Minha foto
Uma apaixonada pela vida com todas as suas complicações e gratas surpresas.